Pedal Além da Visão: Inclusão e Esporte Se Unem em Cuiabá

No coração de Cuiabá, uma iniciativa que promove o bem-estar e inclusão social está pronta para retomar suas atividades no dia 20 de fevereiro. O projeto Pedal Além da Visão, apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), é voltado principalmente para pessoas com deficiência visual. Ele oferece uma experiência única com o uso de bicicletas adaptadas para dois ou três ciclistas, organizando encontros bi-semanais, às terças e quintas-feiras, para explorar diferentes trajetos pela cidade.

O ponto de partida dessa aventura ciclística é a Alameda 6, no bairro CPA III, às 19h de cada terça-feira. A jornada começa com uma pedalada de 12 km até a Orla do Porto, onde os participantes se juntam ao Pedal da Semob para uma excursão estendida de 26 km. Já as quintas-feiras são reservadas para o treinamento dos novos membros do grupo, com passeios pelo Parque Tia Nair e o Parque das Águas.

A ideia do projeto nasceu com Tiago Lima, atleta de Goalball de 33 anos com deficiência visual total. Durante a pandemia da Covid-19, Tiago descobriu no ciclismo uma maneira de manter-se ativo e conectado com amigos. Com o apoio inicial e uma bicicleta dupla, ele conseguiu reunir um grupo interessado em desfrutar das pedaladas ao ar livre.

Ao longo do tempo, o Pedal Além da Visão cresceu, atraindo mais participantes e expandindo sua missão para além da atividade física, abraçando a inclusão social e o lazer acessível. Atualmente, sob a liderança de Tiago Lima, Jonas Silva (também atleta de Goalball) e Zayre Lavor (pedagoga), o projeto é administrado pelo Instituto Inca com recursos obtidos através de emendas parlamentares facilitadas pela Secel-MT.

Além dos benefícios físicos, Tiago Lima destaca a importância do projeto como uma “terapia mental” contra ansiedade e depressão, enfatizando seu papel vital na promoção da saúde mental e física entre os participantes.

Você vai gostar:  Nairo Quintana Adia Retorno Ao Ciclismo Europeu Após Testar Positivo Para Covid-19

Para mais informações ou para oferecer suporte ao Pedal Além da Visão, é possível entrar em contato pelo telefone: (65) 99252-4260 (Jonas), abrindo oportunidades para contribuições ao desenvolvimento deste admirável projeto social.

Evento Pedal Além da Visão
Data de Início 20 de fevereiro
Local Alameda 6, bairro CPA III, Cuiabá

Com informações do site Midia News.

Deixe um comentário